Vantagens de usar o Instagram para o Marketing Digital

Vantagens de usar o Instagram para o Marketing Digital

O Instagram é uma mídia social que já possui 400 milhões de usuários ativos, o que representa um grande potencial comercial para empresas de diversos segmentos. São diversas possibilidades de execução das estratégias de marketing digital nessa mídia, desde meios pagos, com o Instagram Ads, até recursos para interação e conquista do público-alvo usando o perfil da empresa.

Algumas das vantagens do uso do marketing digital no Instagram são os recursos visuais, o alcance e o público atingido. Acompanhe o post de hoje e saiba mais sobre as vantagens dessa rede!

Interação com público no Instagram

O Instagram possui diversos recursos que aumentam a interação com o público-alvo na página da empresa, como postagens relacionadas aos bastidores do negócio, legendas interativas, com perguntas e incentivando a participação dos seguidores, promoções e concursos, uso de hashtags específicas do negócio para que os clientes possam compartilhar a experiência com a empresa etc.

Por se tratar de uma mídia visual, que utiliza fotos e vídeos rápidos para divulgação, o Instagram permite postagens mais comerciais, mas também lúdicas, mostrando benefícios do produto ou serviço, reações de clientes, preparativos para eventos, entre outros. Essa variedade de opções faz com que o Instagram tenha uma taxa de engajamento 58 vezes maior em comparação com o Facebook e 122 vezes maior se comparado ao Twitter.

É fundamental que as publicações façam parte do plano de marketing digital da empresa para que seja integrada e alinhada às demais ações do negócio.

Segmentação de público-alvo

A mídia social é de uso pessoal e mobile e, portanto, deve-se aproveitar as principais características do público que utiliza essa plataforma:

  • O Instagram atrai mais mulheres do que homens;
  • O público jovem é dominante, com 37% dos usuários até 29 anos;
  • 18% dos usuários possuem entre 30 e 49 anos.

Antes de iniciar uma estratégia de marketing digital no Instagram, é essencial que a empresa avalie quais são as características do próprio público-alvo.

Nos casos dos anúncios no Instagram Ads, a segmentação por público vai acontecer no Gerenciador de Negócios, da mesma forma como ocorre no Facebook. Dessa forma, os anúncios serão divididos pelo público mais relevante, sendo necessário que a empresa crie materiais de publicidade que sejam atraentes para essas pessoas.

Benefícios visuais

Para empresas com apelo visual, o Instagram é uma mídia social fundamental para a estratégia de marketing digital. Inicialmente, é preciso saber que os usuários dessa mídia estão interessados em imagens e vídeos esteticamente atraentes, que sejam bonitos e bem produzidos.

Unir os recursos visuais do Instagram, o interesse do público e a capacidade visual do negócio certamente trará resultados positivos, tanto em interação e expansão do público como em potenciais vendas.

Os usuários do Instagram são conhecidos pela exigência e, pensando nisso, é fundamental que a empresa que inicia uma atuação nessa mídia tenha uma estrutura responsável pela área, pois um trabalho amador pode afastar um potencial público. Otimize a presença utilizando tanto as estratégias orgânicas quanto as oportunidades de anúncios pagos.

Alcance de postagens

O uso de hashtags é uma das práticas mais relevantes do Instagram para aumentar o alcance das postagens, pois grande parte dos usuários utiliza esse recurso para encontrar postagens de assuntos de seu interesse, como moda, gastronomia, turismo, tecnologia etc. Com a estratégia adequada e a correta execução, a empresa pode alcançar mais pessoas dentro do próprio público-alvo que, até então, não conheciam a companhia.

Marketing digital com anúncios mais dinâmicos

O Instagram Ads é outra oportunidade nessa mídia social. Os anúncios devem ser gerenciados pelo Gerenciador de Negócios do Facebook Ads, que deve ser integrado à conta do Instagram.  Existe a possibilidade de anúncios em vídeos e em imagens, com segmentação de público e opções de diversos botões de ação, como “Compre Já”, “Saiba Mais”, “Visite o Site” etc.

Para anunciar no Instagram, é necessário definir o orçamento, a segmentação do público, o posicionamento e mandar enviar o anúncio para aprovação, como ocorre com o Facebook.

O Instagram é uma das oportunidades para aumentar a interação com o público desenvolvendo estratégias de marketing digital. Ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Deixe um comentário!

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