Posicionamento de marca

Posicionamento de marca: saiba o que é e qual a sua importância

Para se manter competitivo no mercado e atrair a atenção do seu público é importante que a sua empresa se diferencie da concorrência, tenha uma identidade própria e deixe claro os seus valores como negócio. É isso que chamamos de posicionamento de marca, um conjunto de atributos que mostram para o consumidor o que a sua empresa faz, quais ideias ela defende e como ela se diferencia da concorrência.

Continue acompanhando o artigo de hoje e saiba mais sobre o posicionamento de marcar e como usá-lo na sua empresa!

Definindo o posicionamento de marca

A primeira coisa que você precisa saber é: posicionamento não se cria, se define! Como parte estratégica do marketing da sua empresa, mostrar a sua empresa como algo que ela não é está longe de ser uma boa ideia.

Obter as informações necessárias para definir a sua estratégia é essencial. Além de conhecer o seu público-alvo e conhecer com clareza a visão e missão da empresa, é preciso ter em mente qual o rumo que a marca vai seguir. Como ela vai ser diferente da concorrência? O que vai destacá-la no mercado? Responder a essas perguntas pode ser útil nesse momento.

Posicionamento e estratégia de marketing

A estratégia de marketing abrange todas as ações a serem feitas para ajudar o negócio a crescer, conquistar mais clientes e gerar lucro. O posicionamento da marca dá o tom para muitos pontos do marketing, como a linguagem utilizada nos canais, identidade visual e interações. É importante ter em mente que um não funciona sem o outro! De certa forma, eles se complementam para que a empresa cresça no mercado.

Porque se posicionar é importante

Diariamente, temos contato com diversas marcas que se destacam em seu mercado, como as gigantes Apple o Google, por exemplo.  O que essas marcas têm em comum é o fato de adotarem uma postura, linguagem e táticas de marketing que se completam e mostram para o mercado que não são uma marca qualquer, mas líderes dos seus segmentos e se preocupam com o público.

O case da Intel

Para se mostrar como uma marca de qualidade, referência na produção de processadores e chips para computadores, a Intel criou o selo Intel Inside. Ele mostrava que naquela máquina, havia um chip Intel responsável pelo processamento. Para isso, a empresa fornecia descontos para as empresas que colocassem o selo em seus produtos. Assim, o público pensava: “A Intel deve ser realmente grande, já que várias empresas estão inserindo o seu selo em seus produtos.”. Assim, a empresa não dizia aos consumidores que ela tem o melhor produto, mas criava situações onde eles pensariam isso por si próprios.

Uma boa estratégia de posicionamento de marca é mais do que uma necessidade: é uma questão de sobrevivência! Grandes empresas fazem isso e os resultados são claros, então siga as nossas dicas e faça da sua marca uma referência em seu nicho de atuação.

Gostou do post de hoje? Então leia também o nosso artigo sobre branding e aprenda a diferenciar a sua empresa da concorrência!

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