marketing-tradicional--por-que-nao-abandonar-esta-estrategia-5256 (1)

Marketing tradicional: por que não abandonar esta estratégia?

Em uma época em que o universo digital é tão valorizado, muitos se esquecem do quanto o marketing tradicional ainda funciona bem e pode ser bastante útil para as empresas. Se há 15 anos o que vinha da internet era novidade (e isso continua!), hoje, e com mais força no futuro, o caminho da diferenciação para uma marca passa pelo off-line.

O marketing tradicional ainda conta com ações que podem ser eficientes de acordo com os seus objetivos e os seus recursos, como anúncios impressos, spots de rádio, comerciais na TV, mala direta, folhetos e folders, outdoors e outras mídias exteriores. Para deixar ainda mais claro, hoje listamos alguns motivos que mostram porque você não deve deixar o marketing tradicional de lado em sua estratégia. Confira!

Estar presente onde a internet não é acessada

Muito se fala do alcance “ilimitado” que as ações de marketing digital possuem, da facilidade em atingir novos mercados e tudo mais, porém sabemos que o seu poder de alcance ainda não é tão grande como o da TV ou do rádio, pelo menos aqui no Brasil. Não estamos falando de regiões remotas e cidades do interior que estão mais isoladas. Mesmo nas cidades grandes, há famílias que ainda não possuem computadores ou internet fixa em casa.

Esse raio pode ser ampliado para as pessoas que não têm smartphone, ou as que possuem, mas não se conectam ou contam com dificuldades para acessar a internet em redes móveis. Nesse caso, as mídias exteriores (outdoors, busdoors, pontos de ônibus etc.) podem complementar essa lacuna.

Reforçar estratégias de relacionamento com o público

A veiculação de conteúdo relevante e até de promoções direcionadas para a base de clientes se tornaram duas das maneiras mais eficientes de valorizar os laços entre marca e consumidores. Sem dúvidas, a internet, o e-mail e as ferramentas de automação tornaram esse trabalho mais simples, rápido, barato e escalável. Contudo, essas não são as únicas alternativas possíveis.

O detalhe está na valorização do contato com um material físico. É mais comum do que se imagina encontrar pessoas que prefiram mais um item palpável do que um digital. Por exemplo: você pode enviar materiais impressos mensais sobre a empresa ou de conteúdo informativo e útil para os seus clientes, como pequenos jornais ou revistas, bem como mandar cartões personalizados com felicitações em datas comemorativas ou premiações especiais — pelo menos para os principais clientes.

O próprio YouTube, com uma plataforma 100% digital, envia placas comemorativas para parabenizar produtores de conteúdos que atingem pelo menos 100.000 inscritos em seus canais.

Conquistar resultados em curto prazo

Essa é uma outra vantagem do Outbond marketing — outro nome para o marketing tradicional —, visto que o Inbound geralmente traz os primeiros retornos em médio ou longo prazo.

Fazer uma prospecção ativa em larga escala para formar uma audiência inicial, apresentar sua empresa e conseguir resultados rápidos pode ser muito eficiente, como em ofertas para uma base de contatos por e-mail marketing e telemarketing.

Ampliar a visibilidade da marca

O marketing tradicional também cumpre o seu papel atuando como um aliado, um complemento às estratégias de marketing digital ou vice-versa. Se você possui recursos financeiros para investir e enxerga a necessidade de tornar o seu trabalho mais conhecido além da internet, será válido o uso de comerciais na TV, anúncios em horários de maior audiência no rádio ou em jornais e revistas com boa circulação.

Um dos papeis do marketing é resolver os problemas do público e a internet facilitou o alcance desse objetivo. A ideia é que um ambiente (no caso, o online) não anule o outro (o off-line), mas que atuem juntos, maximizando o alcance das suas ações e os resultados obtidos. Portanto, analise a realidade da sua empresa, o seu produto ou serviço, seus valores e o seu público e veja como o marketing tradicional pode se encaixar em seus objetivos.

Se você gostou do nosso artigo, curta a nossa Fan Page e fique sempre por dentro dos conteúdos do blog!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *