Marketing de serviços M4R

Marketing de serviços: saiba onde sua empresa deve apostar as fichas

Você tem dúvida se o Marketing de Serviços é o ideal para a sua empresa? Encontre a resposta nesse post!

Você precisa divulgar sua empresa, mas não tem budget suficiente para investir em publicidade tradicional? Além disso, está em dúvida em quais iniciativas poderia começar a investir para divulgar a marca da sua empresa e conseguir leads qualificados?

O Marketing de Serviços pode ser uma boa opção para conseguir resultados positivos e qualificados para sua empresa, por se tratar de um pacote de ações personalizadas desenvolvidas de acordo com a necessidade do seu negócio.

O objetivo do Marketing de Serviços é analisar, planejar e implementar iniciativas que divulguem sua empresa, seus produtos ou serviços por meio de ferramentas adequadas de comunicação e marketing. Cada atividade é pensada para atingir seu público-alvo e gerar resultados positivos ao seu negócio.

Uma comunicação eficiente e direcionada trará boas oportunidades para o negócio. Veja abaixo quais os principais recursos que você pode optar para garantir visibilidade e retorno para sua empresa:

#1. Diagnóstico

O primeiro passo é fazer um diagnóstico organizacional, analisando dados de mercado, da sua empresa e dos concorrentes. Saber quais as necessidades, desafios e oportunidades é fundamental. A sugestão é que você opte por uma agência de comunicação, já nesse primeiro estágio, especializada no seu mercado de atuação, capaz de desenvolver e executar um plano estratégico de marketing com base nas informações levantadas nessa análise.

#2. Presença Digital

Somos uma sociedade conectada virtualmente, e qualquer empresa precisa manter uma forte presença digital. Para isso, é fundamental que a empresa mantenha um website atualizado com informações institucionais. Se for uma multinacional, é importante ter informações em português, inglês e espanhol.

Outra sugestão é optar pela manutenção de um blog, alocado dentro do site da empresa com conteúdos relevantes sobre os produtos, serviços, tendências e mercado de atuação. O local deve ter sempre informações novas e de interesse aos seus consumidores.

O mesmo vale para ações em redes sociais que façam sentido para o negócio da companhia.

#3. Assessoria de Imprensa

Esse serviço é muito utilizado para apresentar, manter visibilidade e criar credibilidade da empresa no mercado. É preciso anunciar para o mercado, de forma espontânea, o que ela faz, quais são seus diferenciais competitivos, quais os produtos, serviços e quem são seus principais executivos.

É estratégico estabelecer um plano de relacionamento com a mídia especializada e com os principais jornalistas que cobrem o setor de atuação da sua empresa. Convites para encontros de relacionamento, sugestões de pautas personalizadas e envio de materiais de qualidade são algumas iniciativas que precisam ser realizadas por meio de um assessor.

#4. Portfólio

 A criação de um portfólio atraente e informativo é importante para mostrar seus produtos, serviços e diferenciais. Produzido por profissionais, este material ajudará na tomada de decisões dos clientes, além de servir de material de trabalho para os vendedores.

#5. Eventos

Para quem quer se destacar, é importante participar de eventos relacionados ao setor ou produto ofertado pela empresa. Contar com uma empresa que mapeie, estruture e valide a participação nesses eventos, certamente, não só tornará seu negócio mais conhecido no mercado, como conquistará, rapidamente, novos clientes e parceiros de negócios. Há, ainda a possibilidade de organizar seus próprios eventos, de acordo com uma necessidade especifica.

#6. Marketing Digital

Poderosa ferramenta, o Marketing Digital é uma opção que merece atenção. Trata-se de produzir conteúdos relevantes para serem publicados em canais digitais com objetivo de atrair, converter, fechar leads e fidelizar clientes. Esse material pode ser desenvolvido em vários fôramos: post, infográficos, e-books, whitepapers, webinars, podcasts, entre outros.

#7. Vendas

A internet mudou muito a maneira das pessoas fazerem compras. Agora, elas pesquisam e comparam muito mais produtos e serviços. Entender essa tendência e saber qual é a necessidade de cada comprador, fará a diferença na hora de fechar uma venda. Para isso, a equipe de venda pode contar também com o conceito de Inbound Sales, que é um passo depois do Marketing Digital.

Nessa etapa, o vendedor já tem em mãos os leads qualificados. Com as informações certas, ele saberá se o prospect está apenas obtendo informações, considerando ou decidindo pela compra. Essa parte da negociação exige um planejamento estratégico de como abordar o cliente, para não repelir uma real intenção de compra.

Escolha um único fornecedor de serviço de outsourcing de marketing que o ajudará a escolher as melhores ferramentas para cada fase do seu negócio e executar as ações propostas.

Isso trará diversos benefícios como agilidade no planejamento e execução das ações de comunicação e marketing, voltadas ao interesse da companhia, redução de custos, otimização de tempo, maior aproveitamento de recursos e investimentos e mensuração de resultados.

Se quiser saber mais sobre Marketing de Serviços, estamos à disposição para conversar. Fale com a gente! 

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