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Marketing de canal: o que é e qual a importância para meu negócio?

Com as várias especialidades de marketing e a necessidade de várias empresas, que vendem seus produtos através de terceiros, de aprimorar a comunicação entre negócio e fornecedor, o conceito de marketing de canal surge no mercado. Você sabe o que é marketing de canal e como por quê ele é importante para o seu negócio? Acompanhe e descubra agora!

O que é marketing de canal

Marketing de canal utiliza todas as vertentes do marketing para criar uma comunicação eficiente entre empresas e seus parceiros. Ele é utilizado especialmente por negócios que precisam de canais terceirizados para disponibilizar o seu produto no mercado.

É uma ferramenta especialmente útil quando se tem níveis diferentes de distribuição. Isso acontece porque alguns parceiros e fornecedores podem não entender com clareza porque a empresa que produz aquele produto é tão importante no processo, e essa é uma boa hora para esclarecer isso.

Porque ele é importante para o seu negócio

O marketing de canal trabalha com duas ações principais: push pull. O pull – puxar – une marketing e vendas para atrair o usuario final, criar uma comunicação de marca e gerar a sustentação de clientes que o negócio precisa.

push – empurrar – funciona do lado comercial, criando a pressão de oferta de produtos com os distribuidores, o que procura alavancar os incentivos de venda. 

Ao atrair clientes para o produto final e fortalecer as relações com os intermediários, você cria uma estratégia muito interessante para a sua empresa.

5 vantagens do marketing de canal

Que tal olharmos 5 vantagens do marketing de canal para o seu negócio?

1. Aumenta as vendas

push e o pull incentivam tanto o distribuidor quanto o usuário final. Essa é uma forma de incentivar a compra e aumentar as vendas!

2. Amplia a visibilidade da marca para fornecedores e parceiros

Você precisa deixar claro para os intermediários qual é a função da sua empresa e porque ela é tão essencial no processo. A visibilidade da sua marca é ampliada através de diversos canais de comunicação com seus fornecedores e parceiros.

3. Ajuda a oferecer vantagens sustentáveis

A sustentabilidade está em alta para as empresas, e o marketing de canal utiliza o melhor de cada rede para garantir que essa sustentabilidade se estenda à comunicação. Assim, a sua empresa vai utilizar o que cada um deles tem de melhor e otimizar o processo.

4. Cria relações duradouras com parceiros

Se é o distribuidor quem lida com o usuário final na hora da venda, você precisa estar afiado com ele! O marketing de canal reforça esse relacionamento e garante que ambos os lados estejam alinhados.

5. Soluciona dúvidas e problemas

É muito comum usuários, fornecedores e parceiros terem dúvidas, logo, você precisa disponibilizar o lugar certo para que eles as resolvam. Parte do marketing de canal é facilitar essa comunicação e garantir que não existam dúvidas no processo de compra e vendas.

O marketing de canal utiliza diversas ferramentas do marketing para garantir que a sua empresa seja conhecida pelos usuários finais, e tenha um bom relacionamento com seus intermediários!

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