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Linkedin: mandatório na estratégia de marketing digital

O Linkedin chegou de forma tímida e ao longo dos anos foi conquistando um grande espaço nas análises e planejamentos de negócios. Hoje é uma das grandes ferramentas de marketing dentro do mundo corporativo. Considerado uma das maiores plataformas de relacionamento profissional do planeta, também é um forte recurso para o networking profissional.

 

Porém, ao contrário da maioria das redes sociais onde o comportamento dos usuários não é pautado por nenhum tipo de código ou regra de procedimento, o Linkedin, por se tratar de uma rede social vertical (segmentada por assunto ou interesse), possui um código próprio de comportamento.

 

Seja no marketing pessoal ou no marketing empresarial, é importante estar em contato constante com seus seguidores, fãs e conexões nas diversas redes. No Linkedin esse contato é menos intenso, mas deve ser igualmente cultivado como parte fundamental da sua estratégia de marketing.

 

No caso do Linkedin, essa interação se dá por meio da publicação de atualizações nas Páginas Empresariais e Showcases Pages, participação ativa em Grupos relacionados às áreas de atuação da empresa e outras intervenções mais pontuais.

 

O importante em todos estes casos é ter uma atuação, acima de tudo, contributiva, ou seja, agregar valor real à discussão e não, transformar essas ações em simples oportunidades de divulgação da marca.

 

Para evitar erros na hora de criar uma presença que envolva o marketing empresarial no Linkedin, listamos alguns tópicos importantes para uma analise previa:

 

Páginas Empresariais

 

O ambiente de marketing empresarial no Linkedin mais conhecido são as Páginas Empresariais. Nelas as marcas podem fazer uma apresentação formal da empresa, nos moldes das Fan Pages no Facebook.

 

Nas Company Pages  é possível criar um resumo sobre a empresa e trabalhar de forma bastante profissional a imagem da marca, com espaço para descritivo da proposta de trabalho, atualizações e também uma área para disponibilizar informações sobre vagas disponíveis.

 

Showcase Pages

 

As Showcase Pages são ferramentas mais recentes e entraram para substituir a antiga aba de Serviços disponível nas Páginas Empresariais. Funcionam como extensões da página principal da empresa e podem ser usadas para destacar produtos, serviços ou unidades de negócios específicas.

 

São interessantes para criação de um relacionamento mais focado ainda com os profissionais que utilizam a plataforma até mesmo com outras empresas que podem ser interessante do ponto de vista de negócios e parcerias comerciais.

Recentemente, o Linkedin adicionou a opções de Promover Postagens, tanto nas Páginas Empresariais quanto nas Showcase Pages, nos moldes do Facebook com a Promoção de Publicações.

 

Linkedin Ads

 

São os anúncios pagos, uma forma bastante interessante de divulgação de produtos e serviços. Embora não possuam ainda os recursos de segmentação, nos permitem certo grau de opções de seleção do público que pretendemos impactar.

É sem sombra de dúvida uma ótima opção para alguns segmentos empresariais tidos como mais “sisudos”, que não encontram um ambiente propício para veiculação de suas mensagens publicitárias em outras mídias sociais mais informais como o Facebook, por exemplo.

 

Como no caso dos Facebook Ads, os anúncios também possuem algumas técnicas próprias bem diferentes das usadas no Google AdWords, por exemplo, já que se trata de um segmento de marketing completamente distinto.

Como podemos ver, ao contrário do que muitos pensam, o Linkedin oferece ótimas opções de divulgação para as marcas que decidem ter uma presença ativa nesta rede. Ter uma estratégia empresarial nesta plataforma deve estar sempre entre as opções para a criação de um plano de marketing digital para qualquer empresa.

 

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