KPI (Key Performance Indicator) and My Goal on notebook with wood background

Inbound Marketing: o que são KPIs e como definir os seus

 

Pensar em qualquer estratégia de marketing digital sem visualizar e planejar previamente quais são seus objetivos e quais serão as métricas utilizadas para definir se eles foram alcançados é entrar em uma corrida sem linha de chegada. Especialmente nas suas campanhas de Inbound Marketing, definir o seu desempenho é fundamental para garantir resultados em sua estratégia. Acompanhe nosso post e aprenda o que são os KPIs, como defini-los de acordo com as suas metas principais e como medi-los de forma eficiente!

Antes de qualquer coisa, defina seus objetivos

Antes de tudo, é muito importante definir quais são os seus objetivos com o Inbound Marketing. Suas metas podem ser diferentes coisas, como atrair novos públicos, aumentar a sua autoridade no assunto, produzir engajamento em suas comunidades ou fidelizar seus clientes, por exemplo.

Após definir seu objetivo principal, você precisa estabelecer quais serão os indicadores de performance que vão te ajudar a perceber se você está no caminho certo para alcançar seus objetivos. É aí que entra o papel dos KPIs!

O que são KPIs?

KPIs, ou Key Performance Indicators, são os indicadores-chave de performance que vão ser a sua métrica de observação principal para saber se suas ações estão funcionando ou não em relação ao objetivo que você estabeleceu.

Estes indicadores vão te ajudar a evitar relatórios desnecessários e números que não acrescentam em nada, considerando que, a partir do momento em que você define sua meta, apenas informações relacionadas a ela devem constar em seus relatórios. O excesso de dados é tão prejudicial quanto a falta deles, por isso a definição e a especificação são tão importantes.

Os KPIs não devem ser apenas uma forma de mostrar seu desempenho em relação às suas metas, eles também devem ser adaptáveis de acordo com elas. Ou seja: seus KPIs no Inbound Marketing vão variar de acordo com seus objetivos naquele momento, e também deverão estar alinhados com os valores e segmento de sua empresa.

Exemplo de KPI aplicado ao objetivo

Se o seu objetivo no momento é atrair novos públicos, por exemplo, talvez o seu KPI principal seja a sua taxa de visitantes únicos em seu blog. Esse KPI é facilmente mensurável com a ferramenta gratuita Google Analytics e demonstra, claramente, que o seu blog está obtendo novos visitantes — ou seja, atraindo novos públicos.

Esse mesmo indicador-chave não seria tão eficiente caso o seu objetivo estivesse mais ligado à taxa de conversão, pois não necessariamente o aumento de novos visitantes em seu blog indica que sua conversão está aumentando, concorda? Neste caso, a taxa de conversão talvez seja um KPI mais indicado para este objetivo específico.

Como definir meus KPIs?

Um bom KPI, além de ser compatível com seus objetivos e com o segmento e valores de sua empresa, deve seguir uma série de fatores para ser considerado eficiente. Ele deve ser:

  • Simples;

  • facilmente compreensível por todos que estão trabalhando em sua estratégia de marketing;

  • o mais específico possível;

  • mensurável.

Definir seus KPIs é parte fundamental da sua estratégia de Inbound Marketing, e são eles que vão te orientar e garantir que seus investimentos estão trazendo retorno. Mas lembre-se: eles devem sempre estar alinhados ao objetivo de sua empresa no momento!

Você já sabe quais são seus objetivos? Tem alguma dúvida a respeito de qual KPI seria interessante para suas metas atuais no marketing digital? Comente e participe!

 

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