Facebook app on the Apple iPhone display and desktop version of Facebook on the Apple Macbook Pro Retina. Multi devices multitasking concept. All gadgets in full focus. Varna, Bulgaria - May 29, 2015.

Facebook para B2B: 3 dicas para utilizar sua fanpage empresarial

Já faz um tempo que o Facebook se estabeleceu como a principal rede social do mundo. Contando com mais de 1,5 bilhão de usuários (mais de 1/7 da população mundial), a rede, um verdadeiro fenômeno virtual e comunicacional, é uma grande fonte de informação, conteúdo e publicidade. Contudo, ela não se reserva apenas a perfis pessoais: são muitas as marcas que possuem uma fanpage empresarial na rede.

Além de criar uma aproximação entre a empresa e o seu cliente, a presença no facebook traz a elas um feedback importantíssimo sobre o desempenho das campanhas de marketing digital.

Acompanhe nosso post de hoje e saiba como usar todo o potencial de seu perfil empresarial no facebook!

Termos que você precisa conhecer

Antes de enveredar pela versátil ferramenta publicitária que é o Facebook, é fundamental ter contato com algumas nomenclaturas que pertencem a esse universo. São elas:

Facebook Ads

Essa é a principal ferramenta de anúncios online do Facebook. Através das informações fornecidas pela rede social, é possível criar anúncios segmentados visando um determinado tipo de público-alvo, o que torna a estratégia de marketing mais eficaz e os resultados mais consistentes.

Click Through Rate (CTR)

Essa é uma das métricas mais utilizadas no marketing digital. Consiste em dividir o número de cliques sobre um link pelo número de vezes que ele é exibido.

ROAS (Return over Ad Spend)

Essa é a métrica responsável por medir a efetividade da campanha de marketing. Faz a relação entre cada dólar gasto na campanha e o lucro obtido com esse investimento.

Funil de vendas

Esse é o nome da teoria que divide a fase de captação de um cliente em quatro estágios. Trabalha com a conversão de um visitante em um cliente fidelizado.

A importância de uma fanpage empresarial

Coloque-se no lugar do seu cliente ou parceiro de negócios e depois reflita: hoje, dispondo de tantas tecnologias facilitadoras de comunicação, qual seria umas das melhores formas de aprimorar o diálogo entre estas partes distintas? Isso mesmo: criando uma página no Facebook. Como já dito anteriormente, a rede social apresenta uma quantidade colossal de usuários, que na sua maioria são potenciais consumidores.

Através de um perfil na rede social, abre-se a possibilidade de obter dados e métricas referentes à performance das campanhas de marketing realizadas pela sua empresa virtualmente, o que serve de subsídio para outras campanhas futuras para determinar qual será seu posicionamento do mercado.

No fim das contas, é um combo positivíssimo: saber como o cliente reage e ainda ter acesso a estatísticas cruciais para o sucesso do negócio!

Papel do marketing digital no modelo B2B

Existem duas formas de negociação: entre um indivíduo e uma empresa (Business-to-customer) e entre duas empresas, sem a presença de pessoa física. O nome deste último é B2B (Business-to-Business), segmento no qual o marketing digital também pode atuar, propiciando aos empreendedores a possibilidade de construírem campanhas eficazes embasadas em gerar resultados.

Um dos pontos primordiais desse modelo é a capacidade de gerar leads e alavancar as vendas, fenômeno extremamente positivo e capaz de impulsionar o desempenho da empresa.

Algumas dicas para utilizar sua fanpage empresarial

Apesar de não tão simples, utilizar a página da sua empresa de maneira correta pode gerar ótimos frutos. Aqui vão alguns toques:

Entenda a sua audiência

Faz tempo que o cliente deixou de ser um mero receptor de informação. Atualmente, ele também é emissor e assume uma postura ativa. Por isso, busque sempre compreender as vontades, necessidade e desejos do seu target.

Crie conteúdo que prenda a atenção

Para transformar um visitante em um lead, não vá com sede ao pote. Pense estratégias, viabilize táticas e faça o indivíduo sentir-se interessado no conteúdo compartilhado.

Use e abuse dos insights

Informações valiosas, úteis e o gratuitas. Esses são os insights do Facebook, utilize-os sem piedade! Reunir esses dados e montar um relatório sobre quais são os horários de maior audiência ajuda muito a arquitetar uma campanha realmente efetiva.

Peneire seu público-alvo

De nada adianta criar um conteúdo espetacular se ele não chega àqueles que são mais propensos a se interessar por ele. Especifique o perfil mais vantajoso e invista em estratégias que chamem a atenção do seu alvo.

Pode parece difícil, mas a prática leva à perfeição. Analisando cuidadosamente os dados, sua campanha pode ser um sucesso! E você, tem alguma dica valiosa para montar uma estratégia de marketing para uma fanpage empresarial? Deixe um comentário!

 

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