Segundo parte de um discurso de John F. Kennedy, presidente dos Estados Unidos, quando escrito em chinês, a palavra “crise” compõe-se de dois ideogramas: um representa perigo e o outro representa oportunidade.
Esta visão otimista dos tempos difíceis faz muito sentido. O perigo existe por que as vendas diminuem e as oportunidades aparecem pelos mesmos motivos. Lembre-se que seu concorrente também estará em crise.
Não é por que a economia está em recessão que as pessoas vão deixar de ter desejos. Marketing é justamente tomar atitudes para satisfazer as necessidades do público-alvo. Faz muito tempo que a figura do comprador passivo vem perdendo posição para a figura do vendedor ativo. Não há mais espaço para mais um tirador de pedido e nem para um “empurrador” de produtos. Marketing é a solução.
Confira a seguir algumas dicas para que você aumente suas vendas na crise.
Demonstre profissionalismo
Esqueça o medo do desafio e encare seus clientes e prospects com o máximo de profissionalismo possível. Tudo conta. Desde seu cartão de visitas até a qualidade do produto final. Não economize nisto. As mídias sociais são particularmente importantes.
Relacione-se
Venda tudo que puder, nem que o total da compra seja baixo. O importante eéfazer um primeiro contato e criar uma carteira de clientes satisfeitos. A primeira venda é a mais difícil porque o cliente está desconfiado. Trate-o como se ele estivesse gastando todo o dinheiro que tem.
Faça contatos elegantes
Não use textos padronizados e impessoais. Ninguém gosta de ser atendido por um robô. Embora você deva automatizar tudo o que puder, deixe espaço na agenda para cuidar personalizadamente de cada cliente em potencial. É impossível adivinhar de onde virá aquela venda que vai salvar o mês.
Não desperdice fôlego
Use ao máximo o marketing digital. Ele é especialmente importante para selecionar a capacidade de retorno dos seus prospects. Com a técnica correta, é possível fazer uma boa seleção de clientes cujo atendimento deve ser priorizado.
Invista em marketing de conteúdo…
Acabou o tempo do marketing exclusivamente “Outbound”, ou seja, aquele em que você sai correndo atrás do cliente. Panfletos, folders e outras formas de publicidade muitas vezes podem ser encarados pelos possíveis clientes como propaganda institucional. Uma técnica eficiente é o marketing “Inbound”, que é aquele em que o cliente vem ao seu encontro porque você disponibilizou algo que interessa a ele. Quando isso acontece, você saberá que ele tem boas chances de converter um próximo contato em compra.
…e em marketing digital
Não há mais o que discutir. Sem estar presente na mídia digital, você não existe. E não basta um site “meia boca”, é fundamental conhecimento de como funciona a lógica deste ambiente. Emails, sites, blogs e rede social são obrigatórios, principalmente durante a crise.
Treine sua equipe
Treinamento é outro investimento que é frequentemente desprezado. Não cometa este erro. Se o pessoal de vendas não estiver 100% preparado para lidar com as objeções, a escassez de dinheiro no mercado vai falar mais alto. Na hora da crise o que mais existe são objeções. A boa notícia é que as mesmas objeções valem para o concorrente. Não precisa ser melhor que todo mundo, basta ser melhor do que a concorrência.
Enfim, a hora é de ter calma e fazer mais certo do que nunca. Nem sempre o certo é caro, apenas a crise é que nos obriga a ser mais criativos e ousados. A lição maior que fica é que o meio digital e a estratégia de marketing serão os fatores decisivos para sobrevivência no mercado.
Ainda tem dúvidas ou talvez outras dicas de como aumentar as vendas em tempos de crise? Deixe um comentário!