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Design responsivo: por que ele é essencial?

O número de acessos à internet feitos por dispositivos móveis, como smartphones e tablets, aumenta a cada dia. Porém, mesmo com o enorme crescimento da demanda, ainda existem diversas páginas na web que não se adaptam às telas dos aparelhos mobile, dificultando bastante a navegação e prejudicando a experiência de usuário — seja pela lentidão no carregamento, letras muito pequenas ou botões impossíveis de serem clicados com os dedos.

O site da sua empresa se encaixa nessas características? Então confira o nosso artigo de hoje. Nele, vamos falar um pouco mais sobre a importância de se investir em design responsivo e como essa pequena adaptação pode fazer a diferença no sucesso do seu negócio!

O que é design responsivo?

Você já está ciente que ele é importante para o usuário — seu cliente em potencial. Mas afinal, o que é o design responsivo? Já deixamos uma dica lá em cima de que ele é responsável pela visualização em diferentes dispositivos, mas vai um pouco além disso.

O design responsivo é desenvolvido desde o início do projeto de um site, ou seja, quando o designer está projetando o seu site ela já imagina como será apresentado em diversas resoluções. Se você estiver em um computador, o tamanho da sua tela é maior que em um celular, então o programador fará com que o seu site seja visualizado como o designer projetou, pensando justamente em como você visualizará a página.

A importância do design responsivo

O sonho de muitos empreendedores é ver o seu site em primeiro lugar no Google e, com isso, o investimento em otimização para ferramentas de busca — o famoso SEO — vem aumentando consideravelmente a cada ano. Agora, imagine conseguir alcançar o primeiro lugar, ver isso no seu computador, mas quando acessar pelo seu celular, o site da sua empresa não estar lá. E não estamos falando de não aparecer em primeiro, e sim de não aparecer no Google de maneira alguma!

Recentemente, o Google mudou as regras de ranqueamento das buscas orgânicas, dando prioridade para as páginas que possuem o design responsivo. Ou seja, não adianta investir em SEO e não investir na responsividade do seu site.

E quanto se perde por não ter design responsivo?

É bem difícil mensurar os prejuízos de não investir em um design responsivo, mas você pode ter certeza de que isso estará arruinando qualquer campanha de marketing digital que esteja sendo executada. Só para se ter uma ideia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que, em 2013, 57,3% das residências brasileiras acessaram a internet por meio de celulares e tablets.

Investir em um site com design responsivo também contribuirá para aumentar a credibilidade da sua empresa, já que em outra pesquisa, feita pelo Google em 2012, 57% das pessoas não recomendam uma empresa que possui um site mobile com qualidade ruim e 40% das pessoas acessam o concorrente depois de uma experiência negativa de navegação no celular.

Como saber se o site da sua empresa tem design responsivo?

O Google possui uma ferramenta incrível que faz a análise em tempo real e verifica se o seu site pode ter a navegação mobile otimizada. Conheça o “Teste de compatibilidade com dispositivos móveis” do Google.

E então, gostou das dicas? Veja também – Qual a importância do Design para os seus negócios?

 

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