Como usar as redes sociais para divulgar seus eventos

Como usar as redes sociais para divulgar seus eventos

Não há dúvidas de que as redes sociais vieram para tornar mais fáceis os serviços de divulgação de uma marca para seu público-alvo. E quando falamos em divulgar eventos, há uma diferenciação em relação ao acompanhamento tradicional nas mídias sociais, já que, além do planejamento e da posterior análise dos resultados, é necessário elaborar estratégias que serão executadas em tempo real.

Nesse artigo, revelaremos as melhores práticas para divulgar um evento nas redes sociais. Acompanhe!

Planeje

Esse é o momento de divulgar (da forma mais assertiva possível) o acontecimento. Portanto, nessa etapa, é importante revelar o lugar, o horário e o objetivo do evento, para convidar os usuários. A plataforma mais utilizada para envio de convites é o Facebook, mas você pode optar por outras redes.

Dessa maneira, é possível, inclusive, ter uma ideia de quantas pessoas participarão, mesmo que em eventos virtuais. É recomendado o uso de estratégias de links patrocinados, como o Facebook Ads, o Twitter Ads para aumentar o alcance da divulgação, além de fazê-la em grupos específicos — afinal, é onde haverá maior concentração de usuários interessados pelo seu produto ou serviço.

Além disso, quando você planeja um evento, precisa traçar previamente as estratégias que serão utilizadas durante o evento. Um bom planejamento é a chave para o sucesso nas redes sociais. Nessa etapa, é necessário também estabelecer metas para que, ao fim do evento, exista um parâmetro de comparação.

Monitore

Essa etapa ocorre, principalmente, durante o evento, mas você deve monitorar as citações antes e depois. Nessa fase, é importante ter em mente que, caso o seu evento seja presencial, você terá a possibilidade de interagir com os participantes.

Lembre-se que o mundo vive conectado através dos dispositivos móveis, como tablets, smartphones e notebooks. Há também várias ferramentas que podem auxiliá-lo na tarefa.

Durante o evento, as melhores opções para gerar engajamento com o público são as redes sociais de consumo de conteúdo imediato, como Instagram e Twitter. Há também diversas alternativas como o Waze e o Foursquare, baseadas em ecolocalização, que podem trazer convidados em tempo real ao evento.

Além disso, há a possibilidade de interação, utilizando hashtags que o auxiliarão no monitoramento da popularidade do evento. Publique fotos e incentive a participação dos presentes!

Analise os resultados

Depois do evento, o trabalho ainda não acabou: é chegado o momento de divulgar as fotos e mostrar ao público quais foram os acontecimentos marcantes. Além disso, você deve comparar as metas estabelecidas com os objetivos alcançados.

O número de participantes foi satisfatório? A sua empresa conseguiu um número relevante de novos seguidores e interações? As menções depois do evento foram positivas? E as vendas, foram favoráveis?

Mesmo que você chegue a uma conclusão pouco satisfatória, você estará preparado para uma melhor atuação no próximo evento. Analise quais foram as estratégias que geraram os melhores resultados e deixe de lado aquelas que não apresentaram bom desempenho.

Desse modo, a compreensão do seu público-alvo em eventos torna-se possível, tornando mais fácil a divulgação em eventos posteriores.

E você, já usa as redes sociais para divulgar um evento em sua empresa? Conte-nos sobre suas experiências!

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