Como pesquisar palavras chave

Como pesquisar palavras-chave para melhorar o ranqueamento do conteúdo

As palavras-chave podem ser analisadas por dois lados: o dos usuários e o dos sites. Quando fazemos uma pesquisa no Google, por exemplo, as palavras-chave são os termos ou frases as quais designam nossa busca. Para um site as palavras-chave são termos que representam o seu conteúdo e são indexadas pelos buscadores para que seus robôs possam saber do que se trata cada página.

Após a definição, fica mais clara a importância de pesquisar palavras-chave. Afinal, quanto mais elas se aproximarem das buscas feitas pelo público, maiores as chances de melhorar o ranqueamento dos seus conteúdos. Por isso que esses termos são a base do SEO de qualquer site.

Continue acompanhando para saber mais sobre palavras-chave, o que elas têm a ver com SEO e como fazer uma boa pesquisa de palavras-chave!

Mas o que é SEO?

SEO, ou Search Engine Optimization, é o conjunto de técnicas usadas para posicionar melhor um site e suas páginas nos motores de busca em pesquisas orgânicas. São estratégias que consistem em aumentar a autoridade das páginas para os buscadores e envolvem marketing de conteúdo, experiência do usuário, desempenho técnico do site, design responsivo e, além de outras técnicas, um de seus pilares: a pesquisa de palavras-chave.

Como pesquisar palavras-chave?

Vamos a parte que mais interessa, o objetivo dessa pesquisa é encontrar termos os quais atraiam um tráfego qualificado para o seu site ou blog. Logo, não basta ir atrás somente das palavras-chave com maiores volumes de buscas, mas sim definir aquelas as quais são correspondentes às buscas feitas por usuários que interessam.

Por exemplo, se você quer publicar um artigo sobre tendências na produção de eventos corporativos em 2016, qual ou quais palavras-chave seriam melhor para representar seu conteúdo? Para fazer essa escolha recomendamos o uso do Google Keyword Planner.

Como utilizar o Keyword Planner?

Essa é uma ferramenta integrada o Google Adwords, pode ser acessada por aqui, para auxiliar gestores de sites a terem insights sobre a escolha das suas palavras-chave.

Se você já tem o login na plataforma, basta iniciar a pesquisa no campo “Seu produto ou serviço”, onde você digita os termos relacionados ao seu negócio. Logo após, deve-se especificar as questões de segmentação geográfica e de idiomas, de período de exibição das médias de pesquisa e de filtros e opções de palavras-chave.

Clique em “obter ideias” e a partir daí a ferramenta exibe um volume médio de buscas periódicas dentro da faixa temporal definida. Além desse gráfico, são mostradas as abas “Ideias de grupos de anúncios” e “Ideias de palavras-chave”. Vá nessa segunda opção e lá você encontrará uma série de outras palavras-chave relacionadas com os termos inicialmente pesquisados.

No exemplo que trouxemos no tópico anterior, se você iniciar a pesquisa a partir de eventos corporativos verá muitas palavras com altos volumes de buscas, como eventos, empresa de eventos e agência de eventos.

Nesse caso elas poderão ser ineficazes na prática, pois as pessoas que usam essas palavras podem estar procurando por empresas que fazem outro tipo de eventos. Logo, a melhor palavra-chave para o seu artigo seria eventos corporativos, já que ela garantiria o tráfego de usuários interessados nesse tipo de evento.

Além do Keyword Planner, uma outra alternativa é o Übersuggest.

Como usar o Übersuggest?

Essa ferramenta é mais simples e funciona como a autossugestão do Google, ou seja, basta digitar a(s) palavra(s) relacionada(s) ao seu conteúdo e esperar as sugestões.

A diferença é que o Übersuggest lista uma infinidade de termos complementares a palavra-chave digitada e não só com base nos dados do Google, mas sim de outros buscadores. Ela é muito útil para ter ideias de palavras-chave mais longas, as quais costumam funcionar melhor para atrair um público mais específico.  

Para pesquisar palavras-chave é preciso alinhar os interesses do seu público com as características que definem o seu trabalho. Ter bastante tráfego é bom, mas conseguir tráfego qualificado é muito melhor. Portanto, a escolha deve priorizar os termos os quais coloquem seu site nos primeiros resultados para as pessoas certas.

Você entendeu a importância das palavras-chaves para melhorar o posicionamento dos seus conteúdos nos buscadores? Comente e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

 

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