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Como montar um plano de conteúdo para o blog corporativo

A organização é o grande segredo para um blog de sucesso. Para traçar uma boa estratégia de marketing de conteúdo, é preciso manter a regularidade das postagens e também criar conteúdo de qualidade para o seu público. Para blogs corporativos, isso se torna ainda mais importante, já que a sua audiência tem como característica acompanhar canais de informação com regularidade. Acompanhe o post de hoje e aprenda agora como montar um plano de conteúdo para o blog corporativo!

Defina uma persona

Conhecer a sua persona é indispensável. A persona é o perfil semificcional do seu cliente perfeito, ou seja, quem você gostaria que consumisse os seus produtos ou serviço constantemente.

A persona vai muito além do seu público-alvo. É preciso conhecer suas dores, dificuldades, objetivos e preferências. Assim, você pode criar o conteúdo certo para as pessoas certas, o que aumenta as suas conversões e mantém os seus leitores visitando o blog da sua empresa constantemente.

Conheça a jornada do cliente (e o funil de vendas)

A jornada do cliente consiste em todo o processo para que um visitante se torne um cliente. Ela varia de negócio para negócio, mas é importante para organizar o seu conteúdo de acordo com o funil de vendas.

Jornadas longas querem dizer que a sua lead vai passar mais tempo em cada estágio do funil de vendas. Isso acontece pois o período necessário para a tomada de decisão de uma compra (ou para consumir um conteúdo mais extenso, seja ele um ebook ou um blog post) pode levar mais tempo.

Organize a produção de conteúdo

Conhecendo a sua persona e sabendo quais são os seus estágios de decisão — e quanto tempo ela leva para se tornar um cliente —,  é hora de organizar a produção de conteúdo.

Aqui, é importante fazer uma boa pesquisa de palavras-chave: elas serão o guia de muitos conteúdos a serem produzidos. Você deve definir os termos de cauda curta e de cauda longa, e organizá-los de acordo com o funil de vendas.

A produção de conteúdo não se limita aos blog posts. Para organizar a produção, é preciso pensar em tudo o que será compartilhado pelo seu blog, como eles se adequam a jornada de clientes e ao funil.

Crie um calendário editorial

Decorar todas as postagens é praticamente impossível! Uma excelente alternativa para organizar o seu plano de conteúdo é criar um calendário editorial. Ele é a melhor ferramenta para organizar suas postagens de acordo com datas e acontecimentos específicos.

Uma boa ideia é mapear todos os feriados e acontecimentos sazonais relevantes para o seu negócio. Para facilitar a prática do calendário e o planejamento de conteúdo, use ferramentas de automação como a RD Station, ou até mesmo o Hootsuite, Buffer, ou as próprias opções do Facebook e Twitter.

Organizar os conteúdos do seu blog é a melhor maneira de garantir que a sua estratégia de marketing de conteúdo vai gerar resultados. Assim, você define o tipo de material que a sua persona deseja ler, adéqua ao seu funil de vendas e garante que as postagens serão feitas de forma organizada e cronológica.

Você tem dúvidas e sugestões sobre o plano de conteúdo para blogs corporativos? Conte para a gente nos comentários, participe!

 

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