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Assessoria de imprensa: fundamental para sua marca!

A assessoria de imprensa é imprescindível para se ter espaço na mídia:

Toda empresa busca ser mais conhecida, mais influente e relevante. Um dos melhores caminhos para conquistar tudo isso é estar presente na mídia, principalmente em matérias jornalísticas que possam dar visibilidade e mostrar os valores da corporação. E a criação de um canal de comunicação mais próximo com jornalistas é uma das razões de existir o serviço de assessoria de imprensa.

Em tempos de espaço cada vez mais reduzido e disputado, encontrar pautas para se colocar é tarefa para profissionais especializados, que conhecem bem os meandros das Redações e as melhores maneiras de divulgar suas histórias. Já considerou que criar um vínculo com a mídia pode ser um grande salto para a sua empresa?

Veja, a seguir, as principais vantagens de contratar um serviço de assessoria de imprensa!

Relacionamento

As assessorias servem de elo entre os veículos jornalísticos (que diariamente necessitam de fontes para o material que produzem) e os seus clientes (que precisam de divulgação das suas marcas). Ao contrário do que muitos pensam,  o trabalho da assessoria é completamente diferente da publicidade – em alguns aspectos, é o oposto. Isso porque, enquanto a publicidade garante a divulgação da empresa pagando pelo espaço publicitário, a assessoria busca um lugar dentro dos conteúdos jornalísticos, transformando seus clientes em fontes relevantes para os jornalistas – sem pagar por essa presença, simplesmente com uma comunicação eficiente e bem planejada.

Para o público, isso faz toda a diferença porque o conteúdo jornalístico tem mais credibilidade do que a propaganda, é mais bem visto pelos consumidores. Quanto mais a marca aparece em pautas positivas e interessantes, mais ela se solidifica como referência para a sociedade em geral, aumentando as chances de negócio.

Presença

No corre corre das Redações, com prazos cada vez mais apertados para a entrega de materiais, repórteres e produtores vão se lembrar de fontes com as quais eles têm mais contato – e cujo acesso é mais fácil. Isso significa que empresas com um bom histórico de comunicação saem na frente mesmo antes de a notícia nascer. A boa assessoria faz da marca e de seus profissionais fontes mais acessíveis, disponíveis para atender as demandas jornalísticas com agilidade e eficiência.

Uma das principais tarefas das assessorias de imprensa é abastecer os jornalistas com press releases, peças que explicam de maneira organizada as ações e os valores da corporação. Normalmente enviados por e-mail, os releases divulgam as novidades da empresa e buscam emplacá-las como sugestões de pauta para matérias. Ter uma assessoria que mantenha uma rotina de envio de releases atualizados significa estar presente no cotidiano e na mente dos profissionais, que acompanharão o que acontece na empresa. Eles certamente se lembrarão e procurarão mais a marca se ela for presente.

Conhecimento do mercado

Receber sugestões inadequadas ao seu veículo é das coisas mais irritantes para jornalistas em geral. Por exemplo, suponha um repórter que trabalhe com a editoria de saúde receba sugestões para a editoria de moda. Nada a ver, certo? Só fará com que ele perca tempo, esse precioso bem dentro das Redações. Uma das tarefas dos assessores é evitar que isso aconteça. Para isso, ele deve conhecer com profundidade o trabalho dos jornalistas, identificando os perfis dos veículos para que suas sugestões se adequem ao seu público.

Mais do que isso, o assessor fala a mesma língua do jornalista, conhece seus jargões e a melhor forma de abordagem dos profissionais. O trabalho dele envolve a construção de vínculos com os jornalistas, trazendo, ao mesmo tempo, seus clientes para a pauta.

Dessa forma, são traçadas estratégias para atender o objetivo do cliente, atingindo exatamente aqueles veículos que encontrem relevância no material e, assim, possam publicá-lo. Isso tem a ver, claro, com o que a empresa que contrata a assessoria quer. Uma marca de franquias, por exemplo, busca mais franqueados. Em um mercado com cada vez mais veículos (principalmente digitais), entender qual veículo será mais eficiente para a meta do cliente é também a função da assessoria.

Oportunidades

O bom assessor é aquele ligado no que acontece no mercado, que sabe o que os veículos precisam nas suas pautas. Em tempos de crise econômica, para dar um exemplo, diariamente jornalistas falam sobre estratégias para lidar com ela, e buscam boas histórias para representar essas ações. Hora de o assessor entrar em campo, oferecendo seus clientes como exemplos, emplacando-os como boas fontes.

Sair do assunto corrente (neste caso acima, a crise) e buscar outras abordagens, em pautas criativas e pitorescas, também destacam a empresa frente ao público. Tudo isso requer habilidade de comunicação e convencimento, especialidades fundamentais para o assessor.

Media training

Você já foi entrevistado por algum jornalista? Como se saiu? Pois saiba que a maioria das pessoas simplesmente não está preparada para encarar as perguntas com respostas claras, eficientes e sem margem para mal entendidos. Contando com um trabalho de assessoria continuado, essa tarefa se torna mais fácil, já que os assessores oferecem treinamento aos profissionais que serão os porta-vozes da empresa, seja para entrevistas de TV, jornais, portais de internet e rádio. A principal vantagem, neste caso, é ser notado pela mídia como uma boa fonte, alguém bem preparado e desenvolto, sempre com boas respostas na ponta da língua e antenado às novidades do mercado.

Sair-se bem em uma entrevista é a chave para ser chamado novamente, mesmo por outros veículos, já que os jornalistas acompanham seus concorrentes e não querem ficar para trás na busca de excelentes fontes para informarem seus públicos.

Crise

Nenhuma empresa está a salvo de problemas, mas aquelas com assessoria de imprensa continuada, que já construíram uma relação mais próxima com a mídia, podem sofrer menos com as desventuras. Com uma assessoria de imprensa bem preparada, a empresa tem um plano de gerenciamento de crise, que já prevê as medidas a serem tomadas no caso de acontecer algum fato que possa manchar o nome da empresa. Assim, é possível dar uma resposta rápida e eficiente que irá minimizar os estragos à marca, esclarecendo os fatos da melhor maneira para o público.

Veja mais sobre o assunto: Como gerar valor de marca?

Veja também – Qual a importância do posicionamento de marca para os negócios?

 

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