Aprenda a calcular o ROI da sua campanha de marketing

Aprenda a calcular o ROI da sua campanha de marketing

Tão importante quanto a sua empresa investir em publicidade online é conseguir visualizar se este investimento fez o seu negócio ganhar ou perder o dinheiro direcionado para este fim.

Este investimento é chamado de ROI, que vem do inglês Return on Investment, ou seja, Retorno sobre Investimento. Pode parecer óbvio que a finalidade de uma campanha marketing é o de alavancar as vendas e consequentemente aumentar os lucros, mas nem sempre é o que acontece e por isso é fundamental ficar de olho no retorno de cada uma de suas campanhas.

3x² + 6x = -10

Não, não! Nada disso.

Para saber como calcular ROI, utilizamos uma fórmula bem simples.

(Lucro líquido – valor de investimento da campanha) / valor de investimento da campanha = Taxa de ROI

Ou seja:

(R$100.000,00 – R$20.000,00) / R$20.000,00 = 4

Sendo assim, é necessário somar todas as vendas realizadas durante a campanha e subtrair todos os custos. Do resultado obtido, divida pelos custos da campanha.

Isso é bom ou ruim?

Depois de encontrar o ROI é preciso analisar se o valor é positivo ou negativo. No caso da última, é recomendado que reveja estratégias e / ou planos de ação, pois o ROI negativo aponta que a sua campanha não obteve o sucesso planejado e você perdeu dinheiro!

Já o ROI positivo indica, a priori, que a campanha foi bem sucedida e trouxe resultados. Aqui vale também fazer uma análise isolada das campanhas que investiu, pois, elas apresentam desempenhos diferentes. Analisar as ações que realizou no Facebook, no Google Adwords e E-mail Marketing, por exemplo, pode mostrar claramente o quanto cada uma delas trouxe de receita para a empresa.  

É claro que essa análise só é possível caso a empresa disponha de capital para investir em mais de uma campanha de marketing digital, levando em conta o quanto o valor investido compromete o orçamento da empresa. Afinal, devemos considerar que é um investimento de médio/ longo prazo.

Aplique o LVT e saiba mais sobre o que esperar dos seus clientes…

Outra variável importante na hora de pensar em como calcular o ROI é o LVT. O termo Lifetime Value, que também vem do inglês, remete ao relacionamento que o cliente tem com a empresa, qual é a probabilidade dele recomendar o seu produto e/ou serviço para outros e qual o tempo e ticket médio empregado nas próximas compras.

Sabemos que o primeiro e o segundo funcionam de forma subjetiva e, portanto, a métrica é utilizada para as outras variáveis. Veja:

Ticket médio dos pedidos x Quantidade média de compras por usuário x Tempo médio de retenção

Esse resultado é obtido partindo da análise isolada de cada canal, veículo e formato de mídia utilizada para fazer a avaliação dos clientes alcançados através de cada um. É segmentar para conhecer.

Pense que atrair e encantar novos clientes é, sem dúvida, fundamental. Mas fidelizar os que já foram conquistados é tão importante quanto, ou até mais. Afinal, negligenciar um cliente, é perdê-lo para a concorrência.

Hoje em dia as opções são inúmeras e as ofertas de produtos e serviços crescem a cada dia. A internet é uma vitrine e sendo assim, conhecer o seu cliente pode ser o diferencial para conquistá-lo e fidelizá-lo.

Portanto, considerar o LVT no ROI do planejamento de campanhas de marketing é uma forma mais segura de acertar na escolha dos canais do plano de ação e também no valor a ser investido em cada um, objetivando a fidelização dos clientes.

Diante disto, vale usar a fórmula de como calcular o ROI desta forma:

(Vendas obtidas através da campanha / Valor investido) x LTV

Este conteúdo te ajudou? Se ficou com dúvida sobre como calcular o ROI, deixe um comentário que responderemos em breve. 

 

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