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7 erros comuns ao tentar usar marketing digital

O marketing digital se tornou uma alternativa de atração e relacionamento com o cliente muito procurada por empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Entretanto, diversas companhias têm optado por gerenciar de forma autônoma essas estratégias, o que nem sempre gera os resultados desejados, uma vez que as estratégias não são executadas adequadamente.

No post de hoje, vamos destacar alguns erros comuns cometidos em estratégias de marketing digital executadas sem o auxílio profissional indicado. Acompanhe!

1. Falta de planejamento

O marketing digital envolve a execução simultânea e complementar de diversas estratégias como SEO, marketing de conteúdo, mídias sociais, e-mail marketing, links patrocinados etc. O indicado é que as estratégias de marketing digital sejam planejadas e definidas de acordo com o perfil do público-alvo.

Para determinar quais estratégias serão adotadas e quais devem ser os principais investimentos, é necessário conhecer como cada uma delas pode acrescentar ao negócio e qual será o impacto na captação e fidelização de clientes.

2. Conteúdo inadequado ao público

Em uma boa estratégia de marketing, todos os conteúdos desenvolvidos, tanto para um blog corporativo quanto para as mídias sociais, e-mail marketing e ofertas em geral, devem apresentar uma linguagem alinhada ao público-alvo.

A linguagem e os conteúdos mais relevantes serão determinados a partir das características desse público para os materiais sejam mais atraentes e capazes de atender às expectativas do cliente. Caso não esteja integrado à estratégia, o conteúdo pode se tornar cansativo, maçante e inadequado.

3. Distanciamento do cliente

Como foi apresentado nos tópicos anteriores, conhecer o cliente é essencial para definir as estratégias de marketing digital e como elas serão executadas. Ao não identificar inicialmente quais as características do público-alvo, a empresa se distância do potencial cliente e não consegue atender as demandas sendo, em muitos casos, trocada por uma concorrente que investiu no marketing digital de forma mais profissional.

A falta de definição do público-alvo faz com que não haja um direcionamento adequado do relacionamento com o público, o que pode gerar problemas na comunicação, no marketing e nas vendas.

4. Ausência de meios de relacionamento

A relação de estratégias adotadas para relacionamento com o cliente, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, e-mail marketing e outras, deve ser definida de acordo com os meios nos quais os clientes são mais ativos, fator que vai depender também das características deles.

5. Uso de perfil ao invés de fanpage

É comum que, ao iniciar uma atuação das mídias sociais, os responsáveis criem um perfil para a empresa ao invés de uma fanpage. Esse é um erro muito comum e que prejudica a presença online da marca a longo prazo.

As fanpages possuem recursos que valorizam aspectos corporativos e permitem o desenvolvimento de algumas ações, como o impulsionamento pago de publicações no Faceboook, solução disponível apenas fanpages e fundamental para alcançar o público desejado. A fanpage também permite outras ações e interações que valorizam a marca e facilitam o relacionamento com os seguidores.

6. Spam no e-mail marketing

Ao iniciar uma estratégia de e-mail marketing sem a devida atenção, corre-se o risco de utilizar uma lista de e-mails desatualizada e com pessoas não interessadas no negócio, o que converte o conteúdo em spam.

Esse tipo de ação prejudica a imagem da marca frente aos usuários e impede que a companhia alcance os resultados esperados com essa estratégia.

7. Prejuízo na captação de leads

A atração e capação de leads no marketing digital também envolve a execução de diversas ações — como marketing de conteúdo, e-mail marketing e mídias sociais — para mostrar ao cliente uma presença ativa e completa nesses meios. Caso haja uma execução equivocada em alguma dessas etapas, todo o processo de captação do lead pode ficar comprometido.

Esses erros comuns no desenvolvimento das estratégias de marketing digital podem ser evitados ou revertidos com a assistência de uma equipe especializada na área. Ficou com alguma dúvida sobre as oportunidades de negócios geradas com marketing digital? Deixe um comentário!

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