6 ferramentas de analise de redes sociais

6 melhores ferramentas de análise de redes sociais para você usar!

Uma presença nas redes sociais é algo que já se tornou obrigatório para muitas marcas. No entanto, assim como em qualquer esfera do marketing, tudo precisa ser feito e planejado com base em dados de performance. Afinal, você deve saber se a sua página no Facebook ou perfil no Twitter andam bem.

Existem várias ferramentas de análise de redes sociais, mas isso não significa que você precisa usar todas ou apenas uma. Dependendo da estratégia das suas campanhas, pode ser que algumas combinações destes serviços funcionem muito bem.

Apesar de parecerem iguais, estas ferramentas possuem diferenças bem importantes. Para ajudar você nesta busca, nós reunimos:

6 melhores ferramentas de análise de redes sociais

1. SocialBakers

Considerada uma das principais ferramentas de analise de redes sociais do mundo, o SocialBakers possui recursos que ajudam a encontrar citações à sua marca em várias esferas diferentes. A partir daí, pela própria ferramenta você consegue interagir com estas pessoas e acompanhar esta conversa. Todos os dados captados pelo SocialBakers podem compor um relatório completo para ser apresentado depois. Ele é capaz de monitorar redes como Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e YouTube. Essa ferramenta oferece planos pagos.

2. Hootsuite

Esta ferramenta pode já ser sua conhecida por auxiliar no processo de publicação e interações com o público. O visual em colunas da Hootsuite facilita a organização de posts em múltiplas redes sociais, mas ele também oferece ótimos relatórios de análise de redes sociais. No menu do lado esquerdo, selecione “Relatórios” e abra o editor para montar a sua apresentação da maneira que preferir. E o melhor: existem alguns modelos de relatório disponíveis até para contas gratuitas.

3. Iconosquare

Cada vez mais, o Instagram faz parte da estratégia de marketing das marcas. Portanto, é vital ter uma ferramenta dedicada a apresentar a performance dos seus perfis nesta rede social. O Iconosquare reúne os principais números da sua marca, como aumento de seguidores, índice de curtidas e comentários das fotos, características do seu público e até um estudo sobre quais são os melhores dias e horários para publicar. A ferramenta somente possui planos pagos, mas oferece um trial de 7 dias grátis.

4. SproutSocial

Um concorrente do Hootsuite, o SproutSocial também oferece uma boa análise de redes sociais. Assim como o Hootsuite, ele faz publicações e agendamentos de posts. O grande diferencial do SproutSocial está na área de interação com o público, que funciona de forma muito semelhante a uma plataforma de CRM. Ou seja, através dele, você pode proporcionar um atendimento personalizado à sua audiência.

5. OpSocial

É sempre bom contar com uma ferramenta que vai além do que os concorrentes oferecem. O OpSocial não só traz dados de redes sociais como também faz monitoramentos para você. Por meio dele, é possível obter números da sua página no Facebook e perfis no Twitter e Instagram. Na seção de monitoramento, você pode escolher termos e hashtags para realizar buscas constantes e ficar por dentro de todas as menções à sua marca. O OpSocial é uma ferramenta paga.

6. Facebook Insights

Este serviço não precisa ser contratado e é oferecido gratuitamente pelo próprio Facebook a todas as páginas. Para acessar o Facebook Insights, basta seguir até a sua página e clicar em “Informações”. A partir daí, você poderá conferir dados sobre o crescimento da sua audiência, o alcance e o engajamento dos seus posts, as características do seu público e várias outras métricas. Você pode ainda exportar os dados do Facebook Insights em forma de planilha do Excel.

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