x-dicas-para-criar-conteudo-atrativo-no-blog-corporativo20665

6 dicas para criar conteúdo atrativo no blog corporativo

Você já parou para pensar na importância de gerar bom conteúdo para o seu blog? Essa é a principal estratégia para atrair novos leitores, fidelizar os visitantes e consolidar a sua marca no ambiente digital. Assuntos relevantes e de interesse do seu público, organizados de maneira dinâmica e de fácil compreensão, podem determinar o sucesso do seu site e, consequentemente, dos seus negócios.

Acompanhe aqui algumas dicas para produzir conteúdo atrativo no seu blog corporativo:

Conheça seu público

Em uma rotina cada vez mais complexa, em que as informações chegam em excesso e por meio das mais diversas mídias, é importante encontrar maneiras de despertar a atenção do seu público, garantindo que a informação seja relevante e indispensável para ele.

Na hora de produzir textos para o seu blog, então, é essencial ter em mente as características do seu público: quem vai ler o seu conteúdo? Quais são as expectativas, necessidades e dúvidas dessas pessoas? Qual o tipo de linguagem mais adequada para se aproximar delas? Essas respostas devem te orientar no momento de produção, garantindo que o contato com seu leitor seja mais próximo e verdadeiro.

Não espere a inspiração

Uma célebre frase do famoso artista Pablo Picasso resume qual deve ser a relação de um produtor de conteúdo com a inspiração: “que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando“. Isso significa que não podemos nos dar ao luxo de só produzir quando a inspiração chega — os bons textos são frutos de dedicação e muito trabalho.

E se temos o compromisso de fazer postagens com data marcada e já sabemos que os nossos leitores esperam ansiosos pelos próximos textos, a nossa responsabilidade é encontrar material para o blog constantemente, mantendo-o atualizado e sempre muito interessante. A inspiração, pode sim dar uma ajudinha, mas a palavra final é do esforço.

Pesquise diariamente

Desenvolver conteúdo atrativo para o seu blog significa oferecer informações novas e que acrescentem algo à rotina de seus clientes e leitores.

Uma pesquisa aprofundada e constante nas tendências do mercado e nas novidades da sua área permite que o seu blog se torne o endereço certo para quem procura material novo e de qualidade. Leia muito, seja curioso e compartilhe o seu conhecimento e suas referências.

Organize o seu texto

A internet oferece uma série de recursos para deixar o seu texto mais interessante e sua página mais visível no mundo online. É importante organizar a informação, deixando o conteúdo leve e bem fácil de ser compreendido — para isso, divida em tópicos e nomeie cada um deles com um intertítulo, que já é um breve resumo do que o leitor vai encontrar. Para otimizar a busca, abuse das palavras chaves e dos hiperlinks, deixando a sua postagem mais bem ranqueada e visível com mais facilidade.

Segmente

Lembra lá no começo do texto quando falamos sobre a importância de conhecer o seu público? É a partir dessas informações que é possível, também, segmentar o conteúdo. Tenha em mente que hoje as pessoas procuram textos que solucionem suas questões e, por isso, aquelas postagens muito genéricas, que falam para todo mundo e para ninguém, acabam perdendo força. Direcione a sua fala para um segmento específico de profissional e consumidor — isso vai permitir que você se aprofunde nos temas que lhes interessam e deixe o resultado muito mais valioso.

Tenha personalidade

As informações na rede estão cada vez mais parecidas. Hoje em dia, não basta mais ter conteúdo, qualidade e relevância. Os leitores querem personalidade. Isso significa que você pode e deve se manifestar sobre alguns assuntos, compartilhar as suas opiniões, abrir espaço para o debate e a troca de informações. Aqueles textos iguais, padronizados, sem graça e nenhum diferencial não têm força para ficar na memória do leitor. Desenvolva seu estilo, forme opiniões e lembre-se: sempre com muito respeito pela voz do outro.

Agora, mãos à obra! É tempo de colocar em prática tudo o que você aprendeu e compartilhar com seus leitores textos cada vez melhores. Se transforme em referência em conteúdo atrativo e veja o impacto positivo no seu negócio.

Quais são as suas dicas na hora de escrever? Compartilhe conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *