4-dicas-para-otimizar-o-orcamento-de-marketing5382

4 dicas para otimizar o orçamento de Marketing

Definir o orçamento de marketing é uma tarefa diretamente relacionada com a maneira com que a empresa encara esse setor. Devido ao fato de pensarem que essa é uma área supérflua, especialmente em tempos de crise, muitas nem sequer investem em estratégias de divulgação. Mas, se na sua empresa, a visão do time de marketing é diferente —  como um investimento que pode gerar vendas, lucros, clientes satisfeitos e marca mais forte —  então o orçamento merece uma análise especial.

A grande solução para qualquer negócio é otimizar o orçamento desse setor — ou seja, extrair mais resultados com o mínimo de recursos despendidos —, e é sobre isso que falaremos no post de hoje. Acompanhe a seguir 4 dicas para planejar melhor seu orçamento de marketing!

Invista onde você tem mais resultados

Se seus relatórios de campanha fornecem a você a origem das vendas na sua empresa, é hora de olhar com mais carinho para os canais mais eficientes. Faça essa análise de forma cuidadosa, não privilegie apenas os meios que geram maior quantidade de vendas, dê uma atenção especial para aqueles que originam os maiores tickets.

A intenção é ter um maior equilíbrio e definir os melhores caminhos para os seus recursos. Por exemplo, se sua campanha de Google Adwords tem gerado mensalmente um retorno acima da média, você pode focar seus investimentos nessa ferramenta até que os resultados continuem bons.

Aproveite o domínio sobre suas campanhas

Essa é uma das grandes vantagens das plataformas de anúncios patrocinados, como o próprio Google Adwords: a possibilidade diminuir, aumentar ou interromper o valor investido sem que necessariamente sua campanha caia no esquecimento. Afinal, seus anúncios, ofertas, landing pages e outras páginas continuam ativas e você mesmo pode promover em seus canais de conteúdo após agregar uma larga audiência.

A volatilidade não está apenas nos valores de investimento, mas também no conteúdo das suas campanhas, seus calls to action, os horários de veiculação, o público-alvo e em outros fatores que podem alterar os rumos das suas campanhas. A ideia é explorar todos esses pontos, inclusive com testes A/B, para melhorar o desempenho dos seus anúncios e ter seus recursos melhor alocados.

Aprimore a segmentação

Atualmente, o conceito de segmentação no marketing está muito atrelado à criação de personas. As personas nada mais são que representações dos seus clientes ideais. — personagens com características mais detalhadas que a concepção de público-alvo.

Em vez de mirar, por exemplo, em “empresas pequenas e médias do interior de SP, que carecem de ferramentas que possam auxiliar sua gestão”, o foco estaria em agradar o “Carlos, 35 anos, diretor de uma PME, que está disposto a investir em ferramentas que agilizem os processos internos da empresa e tem problemas em fechar com uma opção que se adapte à estrutura do seu negócio”.

Em suma, segmentar é fazer com que você invista onde existem mais chances de obter retorno. Deixar de apontar para 10.000 esperando 100 clientes, para atingir 1.000 e voltar com o mesmo número de compradores.

Alinhe o marketing com outros setores

A integração entre diferentes áreas é fundamental para melhorar a comunicação interna na empresa. E quando a informação flui melhor, menos ruídos são percebidos, o que economiza tempo e problemas, dois pontos que custam caro em qualquer organização.

O foco deve estar na união entre marketing e vendas. A ideia é fazer com que parâmetros sejam criados para que a equipe de marketing entregue as leads de modo mais qualificado para o time de vendas. Isso diminuiria as negociações abertas com contatos ainda não preparados para compra, o tempo do ciclo de venda e os riscos de perder todo um trabalho de relacionamento e nutrição com a lead.

Otimizar o orçamento de marketing parte da antecipação e planejamento das estratégias e seus possíveis resultados. Para saber mais sobre isso, leia também o nosso post com 4 dicas essenciais para o planejamento de marketing da sua empresa. Você terá uma noção mais apurada da importância de um bom plano para a sua organização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *